Creluz

20170719

Frio congela asas de aviões e atrasa ao menos cinco voos em Porto Alegre

Pelo menos cinco voos da companhia aérea Azul tiveram a decolagem atrasada por conta do acúmulo de gelo nas asas na manhã desta quarta-feira (19). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da companhia.

— Estamos esperando a Azul descongelar a asa para decolar. Atrasos do frio — relatou Eduardo Schneider, um dos passageiros afetados.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Ribeiro, o acúmulo de gelo nas asas influencia no equilíbrio da aeronave.

— O avião precisa do peso certo pra decolar, e o acúmulo de gelo descompensa todo o avião — afirma.

De acordo com Ribeiro, em aeroportos situados em lugares que registram muita queda de neve, como no Hemisfério Norte ou em cidades de grande altitude, essa situação é revertida com o auxílio de caminhões de "degelo". Eles lançam um líquido que derrete a neve acumulada sobre as aeronaves.

Com frequência, aviões enfrentam, no ar, temperaturas muito menores do que os 2ºC que fez nesta madrugada em Porto Alegre. Mas o professor explica que, quando um avião enfrenta situações de baixas temperaturas e queda de neve no ar, o próprio sistema de aquecimento da aeronave impede a retenção de gelo.

As companhias aéreas Tam e Gol informaram que não tiveram problemas de atrasos ou cancelamentos por causa do acúmulo de gelo.

Ao todo, cinco voos registraram atraso na decolagem por conta da situação. O maior atraso foi registrado no voo que partiria de Porto Alegre em direção ao Aeroporto Viracopos, em Campinas, às 5h45 min, e que demorou cerca de quatro horas para decolar, partindo às 9h49min. (Fonte: Gaúcha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário