Uma forte massa de ar de origem polar chegou ao Brasil e fez a temperatura cair muito no dia 27 de abril de 2017 na Região Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até do Norte do Brasil. O frio se prolonga até o início de maio, mas o máximo da atuação desta massa polar deve ocorrer nos dias 28 e 29 de abril.
Por que esfriou tanto?
Durante a madrugada do dia 27 de abril, a porção mais fria (o centro) desta massa polar avançou para a região entre o norte da Argentina, o norte do Paraguai e o sul da Bolívia , o que fez com que o ar frio chegasse com mais força e facilidade ao Sul e ao Centro-Oeste do Brasil. O centro de uma massa de ar polar nesta posição também faz com que o ar frio chegue ao Acre, Rondônia e ao sul do Amazonas.
sta foi apenas a primeira massa de ar polar forte que chegou ao Brasil neste outono. Até o fim do inverno , outras massas de ar frio vão avançar da Antártica para a América do Sul e chegar ao Brasil. Algumas também serão continentais e até mais intensas do que esta do fim de abril de 2017 . A passagem do ar polar esfria e seca a atmosfera , o que reduz a possibilidade de chuva . Isto é normal no outono/inverno.
No decorrer do outono/inverno , as atmosfera sobre a América do Sul esfria naturalmente porque a o Sol aquece cada vez menos o Hemisfério Sul . Ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte vai esquentando até chegar o verão. O inverno (verão) no Hemisfério Sul (Norte) começa oficialmente no dia 21 de junho , à 1h24, pelo horário de Brasília. (Fonte: G1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário