Creluz

20170318

Você sabia que o câncer de boca está entre os dez mais comuns no Brasil? Previna-se!

Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o câncer de boca está entre os dez mais comuns no Brasil. O país também é o terceiro com maior incidência da doença no mundo, atrás apenas da Índia e da República Checa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são registrados no país 11.140 novos casos em homens e 4.350 em mulheres.






O câncer de lábio, por exemplo, ocorre geralmente no lábio inferior, e seu principal fator causal é a radiação solar. Esses casos também têm uma chance de cura maior do que quando os tumores estão localizados dentro da cavidade oral, pois se a pessoa tem uma ferida no lábio, aparente, ela tende a procurar ajuda mais rápido. “Por outro lado, o câncer de garganta, além do fumo e álcool, também está relacionado ao vírus HPV”, explica Alves.


Geralmente, o tratamento do câncer de boca inclui cirurgia. Se o tumor for maior de 2 cm, também será necessário realizar radioterapia. Alves esclarece que quanto mais precoce for o diagnóstico, menos invasivo será o procedimento. “Na fase inicial, a chance de cura é maior do que 80%. Nos casos em que a doença está mais avançada a possibilidade de recuperação cai para 40%”, conta o profissional.

,

Se você notar feridas dentro da boca (normalmente na na língua e no assoalho) ou no lábio que não cicatrizam por mais de 15 dias, além de manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, e bochecha, caroços no pescoço e rouquidão persistente, procure a ajuda de um profissional! É muito importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário