Nos dois primeiros meses do ano, o Rio Grande do Sul aplicou 2.864 infrações a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool. A média é 48 casos por dia, segundo levantamento foi feito pela Rádio Gaúcha junto ao site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na madrugada desta terça-feira (21), o motorista de um Fiat Stilo atropelou e matou o skatista Carlos Henrique Muller Rocha, de 25 anos. Jander Milton do Nascimento Torres, de 50 anos, estava embriagado e teve a prisão preventiva decretada pelo juiz plantonista Fábio Vieira Heerdt.
Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, o diretor-geral do Detran gaúcho, Ildo Mário Szinvelski, explicou que as esquipes do programa Balada Segura trabalham diariamente, mesmo em dias de chuva, para tentar reduzir os casos de embriaguez ao volante.
No total, 27 municípios têm convênio com o Detran para as ações. Szinvelski afirma que o número de suspensões do direito de dirigir demonstra que a operação está sendo rigorosa.
"Nunca se puniu tanto como no ano de 2016. Abrimos mais de 100 mil processos de cassação e suspensão do direito de dirigir. Em 2015, quase 60 mil (processos) foram abertos, para que possamos mostrar de forma cabal que trânsito é muito sério e não podemos concordar com pessoas desprovidas de responsabilidade que saem aí matando seus semelhantes", disse.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, considera preocupante os dados relacionados ao consumo de álcool por motoristas. Ele revela que nas 48 ações realizadas durante as noites de Porto Alegre neste ano, mais de 500 motoristas foram flagrados dirigindo bêbados ou se negaram a fazer o teste do bafômetro. (Fonte: Rádio Gaúcha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário