A Famurs está promovendo o 25º
Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura. Com o tema “Os desafios da
agricultura no início de gestão”, o evento tem o objetivo de levar orientações
aos novos gestores públicos da área. O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril,
no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Rua Sete de Setembro, 388), em
Porto Alegre.
Segundo o coordenador técnico da Área
de Agricultura da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, os novos gestores devem
buscar informações da área para que o setor agrícola sirva como fator de
desenvolvimento econômico para a cidade. “O município precisa gerar emprego e
renda e o agronegócio é uma das principais fontes para isto”, ressaltou.
Entre as pautas que serão abordadas
no evento estão os planos municipais de desenvolvimento rural. “Vamos orientar
os municípios para que elaborem o plano, que orienta os prefeitos para os
próximos quatro anos. Serve para identificar as oportunidades, os problemas e
as necessidades dos municípios, mostrando quais projetos são prioritários para
o governo”, explicou Nascimento.
Outro destaque do encontro será o
painel sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
Serão apresentadas orientações
de como implementar o SIM pelas prefeituras. O assessor técnico da Área da
Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, destacou que, “a cada ano, o tema da
inspeção se torna cada vez mais importante para os municípios”. Após a
implementação do SIM, o município fica apto a aderir a outros sistemas que
permitem a comercialização de produtos de agroindústria familiar para todo o
Brasil.
As inscrições para o Seminário podem
ser feitas através do site HTTP://EVENTOS.FAMURS.COM.BR/ .
Confira a programação completa dos dois dias de evento:
Dia 06 (Quinta-Feira)
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8h30
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Recepção - Credenciamento
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9h
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Abertura
Mário Augusto Ribas do Nascimento – Coordenador da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da FAMURS
Representante do TCE-RS
Luciano Pinto – Presidente da FAMURS
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9h45
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Políticas Públicas do MDSA Comercialização da
Agricultura Familiar, PAA, PNAE e Compras Institucionais – Caio Rocha – Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
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10h30
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Construção e atualização dos Planos Municipais de
Desenvolvimento Rural – PMDR – Leonardo Toss (MAPA) Magda Tonial e
Flavio Calcanhotto (Ascar/Emater-RS)
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Prodesa - Programa de Desenvolvimento do Setor
Agropecuário – Luiz Otávio e Rodrigo Babaresco
(MAPA)
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11h15
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Gestão Sustentável da Agricultura Familiar – Clair Tomé Kuhn – Presidente da Ascar/Emater-RS
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12h
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Intervalo para almoço
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13h
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Programas da Secretaria Estadual de
Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) – Tarcisio Minetto - Secretário
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14h15
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Títulos de Terra, Infraestrutura e e Projetos
para Assentamentos - André Bessow –
Superintendente do INCRA no RS
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15h
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Intervalo e inscrição de chapas para eleição do
CONSEMA
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15h30
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Programas da Secretaria Estadual de Agricultura,
Pecuária e Irrigação (SEAPI) –Ernani Polo – Secretário
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16h45
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Programas da Secretaria Especial de Agricultura
Familiar e Desenvolvimento Agrário – Márcio Madalena
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17h30
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Encerramento do 1° dia
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Dia 07 (Sexta-Feira)
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8h30
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Serviço de Inspeção Municipal – a importância e a
necessidade de adequação dos serviços – Mário Nascimento (Famurs) Caroline Vaz (Promotora de Justiça do RS)
Fernando Fagundes Fernandes (Fiscal Federal Agropecuário – MAPA) e Vilar
Gewehr (Chefe do DIPOA)
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10h30
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Eleição e posse da nova Diretoria do Conselho do
Secretários Municipais de Agricultura - CONSEMA
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11h
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Políticas Públicas do Ministério da Agricultura
para Apoio a Gestão Agrícola Municipal – Alternativas e Oportunidades –
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12h
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Encerramento do Seminário
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Fonte: Site Famurs :
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