Creluz

20170206

Pontos da CNH são transferidos ilegalmente até para mortos no Rio Grande do Sul


Golpistas que agem transferindo pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma ilegal cometem a fraude até com quem já morreu no Rio Grande do Sul. O esquema foi mostrado pelo Fantástico desde domingo (5), em reportagem produzida pela RBS TV.
O esquema consiste em golpistas que passam pontos de motoristas infratores para nomes de laranjas, e lucram com isso. E o pior é que algumas dessas multas vão parar em CNHs de pessoas inocentes. Somente em 2016, o Detran gaúcho descobriu 231 casos suspeitos.
Em cemitérios das zonas Leste e Sul de Porto Alegre há motoristas que receberam pontos por multas. E eles já estavam mortos quando isso aconteceu. Um deles foi multado no dia 19 de janeiro de 2016. E dois anos antes ele havia sido sepultado.
A mulher de outro homem que já morreu se mostra indignada com a fraude. "A pessoa não está mais aqui faz um ano. Aconteceu isso e ele já tinha falecido. Isso está me deixando chocada. Isso não pode ficar impune. Hoje pode ser ele, amanhã outro, e isso só tem a se estender", desabafou Karla Cristina Cardozo.
As fraudes acontecem nas chamadas apresentações de condutores, mecanismo previsto em lei que garante ao dono de um veículo indicar às autoridades o motorista do carro no momento em que foi aplicada uma multa, caso não seja ele próprio.
A Polícia Civil adverte que, em casos de fraude, tanto quem transfere, como quem assume os pontos, comete crime de falsidade ideológica, com pena que varia de 1 a 5 anos de prisão. Já os especialistas alertam que o esquema compromete a eficiência dos mecanismos de punição a motoristas infratores.
"Toda vez que você assume os pontos da carteira de outra pessoa, está praticando uma falsidade ideológica. Quem vai ser indiciado por falsidade ideológica tanto vai ser o proprietário do veículo que repassou essa informação falsa pro Detran, como os condutores que se apresentaram como se estivessem dirigindo o carro naquele momento", explica o delegado Vitor Carnaúba.
Ferramenta para prevenir fraudes
Para prevenir fraudes como essa, o Detran gaúcho criou uma ferramenta para avisar os motoristas da transferência. Assim que um processo é concluído, o departamento dispara uma mensagem para os celulares do condutor e do dono do carro.
"E diante da apresentação do condutor, é disparada uma mensagem por SMS para o proprietário do veículo e para o condutor apresentado, de que foi concluído o processo de apresentação", afirma Ildo Szinvelski, diretor-geral do Detran.
"O sistema foi criado para manter o condutor bem educado. Se o condutor comete infrações, ele tem que passar por uma reeducação. Na medida que ele consegue ludibriar o sistema com a transferência ilegal de pontuação, essas pessoas não estão sendo reeducadas. Continuaram desprezando a lei, sendo maus motoristas e expondo os outros ao seu risco", afirma o professor de direito de trânsito, Rosan Coimbra.(Fonte:Giovani Grizotti/RBSTV/G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário