Creluz

20170228

Cachorra pitbull ‘adota’ e amamenta filhotes após matar gata siamesa em Três Passos

Um caso inusitado envolvendo uma cachorra pitbull e uma gata siamesa surpreendeu um morador do bairro Weber, em Três Passos.

Conforme Angelo Luis Silva, tutor da cadela de nome Jade, uma gata siamesa entrou no pátio de sua casa e foi ferida gravemente na mandíbula pela cachorra. A gata foi socorrida e levada ao veterinário, mas precisou ser sacrificada.

Ainda conforme Angelo, o médico constatou que a felina recém tinha parido filhotes e, ao chegar em casa, procurou alguns vestígios e encontrou embaixo de um assoalho quatro gatinhos. O veterinário recomendou comprar mamadeira e passou receita de leite caseiro apropriado para gato. Assim, os bichinhos foram salvos.

Mas a surpresa veio depois que foram mostrados os filhotes para Jade, que prontamente já quis adotá-los e, em menos de duas semanas, passou a protegê-los, enchendo as tetas de leite e passando a amamentá-los. “A natureza nos ensinando a acolher o próximo”, disse o morador que, apesar dos cuidados, um não resistiu e os três sobreviventes estão para a adoção.



Estímulo hormonal

Caso parecido aconteceu uma vez em Goiana, divulgado no G1. O veterinário José Carlos Fávaro Júnior explicou que essa relação entre os animais é normal. A cadela pode produzir leite a partir do estímulo hormonal, no caso, o estímulo é fato dos filhotes mamarem nela. Esse estímulo hormonal acarreta na produção de leite”, afirmou. O especialista ressaltou que a alimentação, embora sustente os filhotes, não é tão saudável quanto seria a da mãe verdadeira. “A composição do leite é diferente para gatos e cachorros, principalmente no que se refere aos anticorpos. Pode ser que os filhotes venham a ter deficiência imunológica, mas isso não significa que não vão se desenvolver”, explicou o veterinário. Ele alertou que o dono dos animais deve ficar atento à vacinação dos gatos e ao acompanhamento veterinário, para garantir que eles estejam saudáveis e dentro do peso. (Fonte: Três Passos News).

Nenhum comentário:

Postar um comentário