
A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento
pelo telefone 192. No entanto, ainda não há data para que seja lançado nas
plataformas Android e iOS.
A principal vantagem é que o pré-cadastramento de dados
pessoais do usuário e a localização por GPS dará maior agilidade ao
atendimento. Ao ligar para o Samu leva-se,
em média, 90 segundos para que o atendente obtenha as informações de
identificação do usuário, como nome e local.
Com esses dados já cadastrados no aplicativo, a estimativa é
reduzir algo entre 20 e 30 segundos o tempo. Após fazer o download no aparelho
celular, o usuário faz um cadastro, informando nome, data de nascimento e CPF.
Se precisar entrar em contato com o Samu, o usuário inicia o
app, pelo qual poderá acionar o serviço para si ou para outra pessoa. A
ferramenta automaticamente faz a ligação para o telefone 192 e o atendente já
possui as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa
pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados os endereços favoritos.
Na primeira etapa, o app estará disponível para os 257
municípios atendidos pela Regulação Estadual, local que recebe as chamadas e
aciona o socorro. Mais adiante, moradores de Porto Alegre e os outros 18
municípios também serão intregados. Além da capital, há hoje centrais do Samu
em Pelotas (que atende 11 municípios), Bagé (5 municípios) e Caxias do Sul (que
também recebe os chamados de Vacaria). (Fonte: G1/Imagem: Divulgação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário