Creluz

20231103

Creluz implanta plano de mobilidade com aquisição de seis veículos elétricos


A Creluz fez a entrega nesta terça-feira, 31 de outubro, de mais um projeto de inovação, com objetivo de contribuir com a mobilidade elétrica regional. O momento foi marcado pela presença dos conselhos de administração e fiscal, na Fundaluz em Pinhal. O projeto contempla a aquisição de veículos elétricos e a instalação de oito carregadores para veículos elétricos em rodovias e áreas urbanas da região norte do Rio Grande do Sul em pontos estratégicos e de fácil acesso.
O município de Ametista do Sul recebe o eletroposto ultrarrápido, que já está em funcionamento, com a maior potência no Rio Grande do Sul na atualidade. O carregador de corrente continua da marca Siemens possui potência de 160 kW, com 2 conectores do tipo CCS 2, potência escalável e possibilita o carregamento de dois veículos de grande porte simultaneamente.
O eletroposto ficará localizado nas proximidades do Shopping das Pedras, anexo a Usina Solar São Gabriel, usina que integra o Complexo Solar Três Arcanjos. A escolha de Ametista do Sul foi estratégica e visa fortalecer o turismo regional.
Os municípios de Jaboticaba, Rodeio Bonito, Pinhal, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões recebem carregadores de veículos elétricos de corrente alternada com potência de 22kW. O investimento de R$ 1,6 milhões contempla a aquisição dos carregadores, obras e projetos civis, instalações elétricas e mecânica e a aquisição de 6 veículos utilitários zero km sendo o primeiro passo da Creluz rumo a migração da frota de veículos a combustão para elétrica e de energia limpa.
Em todos os locais públicos o funcionamento será no formato de autoatendimento 24 horas, exceto em Palmeira das Missões onde o atendimento será em horário comercial de segunda a sexta-feira. As estações possuem tecnologias de última geração e monitoramento a distância.
O presidente da Creluz, Elemar Battisti, salienta que esta medida vem a calhar com o compromisso ambiental da Cooperativa, que possui uma marca reconhecida e premiada mundialmente por preservar o meio ambiente atuando de forma sustentável tanto na geração quanto na distribuição de energia.
Além de renovar a frota e utilizar um combustível limpo e ecológico que é gerado pela própria Creluz, o plano de mobilidade elétrica deixa um legado para a região com oito pontos de carregamento, somando para o futuro, à medida que a tendência é pelo aumento da circulação de veículos movidos a eletricidade, inclusive veículos pesados como ônibus e caminhões.  

Edevaldo Stacke Ascom Creluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário