Creluz

20231024

Casa arrastada pelo rio Uruguai em Santa Catarina é encontrada em Porto Xavier



Uma casa construída em um container em Santa Catarina foi arrastada por mais de 350 quilômetros pelo Rio Uruguai, durante a última enchente, até ser encontrada recentemente em Porto Xavier.

O imóvel ficava na localidade de Ilha Redonda, no interior do município catarinense de Palmitos. Segundo o proprietário Diacir Roque Vignatti, a casa desapareceu no dia 7 de outubro, quando foi levada pelas águas do Rio Uruguai durante a enchente.

No dia 8, ela foi vista boiando próximo à região de Pinheirinho do Vale, no Norte do Rio Grande do Sul e, depois, sumiu. O proprietário chegou a fazer apelos em grupos de Santa Catarina, buscando pelo container. De forma impressionante, no dia 9, a casa foi encontrada em uma grande ilha do Rio Uruguai em Porto Xavier, por moradores ribeirinhos.

Em três dias, a casa container percorreu mais de 350 quilômetros rio abaixo. Ela já foi retirada da água. No último domingo (22), Diacir escreveu em seu Facebook.

"Agradeço a todos, em especial Julio Heinen, Luís Alberto Rigotti Frantz e o Pesqueiro do Cabrita. A casa container se deslocou por mais de 350 km em 3 dias pelo Rio Uruguai e parou numa ilha em Porto Xavier (RS), onde foi resgatada", diz a publicação de Diacir.

Para os moradores de Porto Xavier, a situação é comum. Em contato com a reportagem da Rádio Missioneira, Davio Weber, proprietário do Pesqueiro do Cabrita, informou que diversas casas e galpões foram vistos boiando no Rio Uruguai durante a última enchente. Os imóveis acabam sendo arrastados pela força da água e, em alguns casos, ficam presos em ilhas. (Fonte: Rádio Missioneira) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário