Creluz

20240125

Creluz cria comercializadora e passa operar no mercado livre de energia

 


Com o objetivo de tornar-se uma solução regional para aqueles consumidores que têm potencial para comprar energia, após aprovação pela Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Creluz criou a comercializadora varejista Creluz Mercado Livre. Com a medida, a cooperativa fica habilitada para atuar no mercado livre, fornecendo energia limpa, renovável e sustentável, a preços competitivos, além de prestar assessoria para os consumidores que a Creluz vai representar.

A Creluz Mercado Livre faz parte da Creluz-G, cooperativa que possui 12 usinas e que é agente da CCEE deste janeiro de 2011. Com o perfil formado, será possível comercializar a energia gerada pelas usinas próprias diretamente aos consumidores do grupo A. Isso possibilita ao consumidor comprar energia a preços menores em relação à energia que ele adquire da distribuidora a qual está conectado. Outra vantagem em adquirir energia no mercado livre, é que o consumidor não fica exposto aos adicionais de bandeiras tarifárias.

Desde 1° de outubro, a Creluz está apta a operar no mercado livre. Em janeiro de 2024, qualquer consumidor que esteja enquadrado no grupo A (consumidores com carga acima de 75 KW) poderá migrar para o mercado livre de energia. Com olho nesta frente, a cooperativa já está realizando contatos com diversos consumidores de energia de todas as partes do Brasil. A migração também não é um processo simples, tem vários prazos que devem ser cumpridos até o consumidor estar habilitado para adquirir energia no mercado livre.

Segundo o engenheiro eletricista, Daniel Luís Savoldi, gerente de Suprimento e Faturamento de Energia, nestes primeiros meses de trabalho, a cooperativa está satisfeita com a boa receptividade durante as visitas ou contatos realizados. "Neste período, consumidores conectados em diversas distribuidoras foram visitados e em todos eles os profissionais da Creluz foram bem recebidos. A Creluz Mercado Livre é uma solução para que o consumidor consiga reduzir sua despesa com energia elétrica, sem a necessidade da realização de investimentos', destaca.

Benefícios do mercado livre de energia

• Otimização e previsibilidade nos custos

• Preços mais competitivos

• Integração na cadeia de valor que tem responsabilidade socioambiental como diferencial

• Segurança energética

• Flexibilidade na negociação em prazos, volumes e fontes contratadas

O que é o mercado livre de energia?

É um mecanismo de compra e venda de energia onde os consumidores podem comprar diretamente dos geradores ou dos comercializadores de energia. Se aplica somente a consumidores do Grupo A, isto é, aqueles que possuem carga instalada acima de 75 kW. Uma vez estando no mercado livre, o consumidor vai ter duas contas de energia: uma fatura com a distribuidora que ele está ligado, na qual ele vai pagar pelo transporte, e outra fatura com a comercializadora de energia, na qual ele vai pagar somente pela energia consumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário